As diferenças Semânticas entre o Léxico Construído na Academia e o Produzido na Escola pelos Professores no Ensino de Ciências

Ruhena Kelber Abrão, Juliana Souza Silva, José Claudio Del Pino

Resumo


O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o léxico utilizado pelos professores dos anos iniciais no ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Por meio da análise de entrevistas produzidas possibilitou-se elaborar um dicionário da fala dos professores entrevistados. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva. Ao longo de contínuas impregnações analíticas no corpus do projeto, percebeu-se a necessidade de empreender um exame detalhado sobre os termos mais significativos para o entendimento aprofundado do discurso dos docentes. De fato, observou-se que as palavras-chave que emergiam da fala dos sujeitos configuravam sentidos diferentes das significações divulgadas e difundidas na linguagem produzida no contexto universitário.


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Direitos autorais 2015 Ruhena Kelber Abrão, Juliana Souza Silva, José Claudio Del Pino

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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

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Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

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  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

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