Um Estudo sobre Alguns Conflitos no Processo de Aprendizagem de Limite de Funções de Várias Variáveis

Daniela Barbieri Vidotti, Lilian Akemi Kato

Resumo


Nesta pesquisa apoiamo-nos nos aportes teóricos de Tall e Vinner (1981) sobre conceito imagem e conceito definição para investigar algumas dificuldades no processo de aprendizagem de limite de funções de várias variáveis no ensino superior. Para tanto, utilizamos um teste diagnóstico constituído por questões abertas envolvendo a definição e propriedades do limite em que identificamos algumas das possíveis causas para os erros manifestados pelos estudantes. O questionário foi respondido por 85 acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática de três universidades paranaenses. As análises empreendidas evidenciaram que grande parte dos erros cometidos pelos estudantes foram causados por fatores de conflitos potenciais, inerentes ao conteúdo de limite, em função, possivelmente, da forma como o conteúdo é exposto nos livros didáticos ou apresentado pelo professor em sala de aula. Também foi possível identificarmos que os conceitos imagem de função e de função limitada, importantes nesse conteúdo, estão em desacordo com o conceito formal o que potencializa alguns erros relacionados ao limite.

Palavras-chave


Imagens mentais; Limite de funções de várias variáveis;Erros

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4566

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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

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