Estudo de Erros e Obstáculos nas Operações Fundamentais da Matemática com Alunos de 6º Ano de Salas de Apoio

Joselba Liliane de Oliveira Carneiro da Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Resumo


Este artigo refere-se a uma dissertação de mestrado que teve por objetivo: analisar como o professor pode, a partir dos erros e obstáculos apresentados por alunos de 6º ano na sala de apoio de escola da Rede Estadual, reconstruir o conceito matemático sobre as operações fundamentais da Matemática. A pesquisa realizada seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa e de cunho interpretativo, pois as análises dos dados foram feitas a partir de atividades avaliativas realizadas com os alunos. Para que fosse feita a análise foi elaborado uma primeira atividade avaliativa, em seguida feita a correção pela professora, retomado os erros com os alunos e em seguida elaborada uma nova atividade avaliativa, contendo apenas questões referentes aos erros que os alunos cometeram na primeira, para verificar se os mesmo foram sanados. Com a correção da segunda atividade avaliativa, notou-se que a grande maioria dos erros foram sanados, assim tendo um resultado positivo, e mostrando que quando o professor está disposto a fazer a correção dos erros de seus alunos fazendo um retorno a eles, o objetivo da aula é alcançado e assim o professor consegue que seus alunos tenham uma real aprendizagem.


Palavras-chave


Erros; Operações fundamentais; Atividade avaliativa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4584

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Joselba Liliane de Oliveira Carneiro da Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.