Características de um bom aluno de matemática na opinião de professores e estudantes / Characteristics of a good student of mathematics at the opinion of teachers and students

Regina Luzia Corio de Buriasco, Helena Noronha Cury

Resumo


Neste artigo, é apresentada uma investigação realizada com professores e alunos dematemática de todos os níveis de ensino, por meio de entrevistas aplicadas por alunos deum curso de matemática, com vistas a caracterizar o bom aluno de matemática, tendo comofundamentação teórica os estudos sobre concepções e crenças, bem como as classifi cações dastendências pedagógicas em Educação Matemática. As respostas dos entrevistados foram gravadas e posteriormente transcritas, e as características apontadas foram agrupadas em duas categorias:pessoais e relacionadas ao ensino e aprendizagem de matemática ou a atitudes de sala de aula. Osdados foram organizados em quadros e discutidos à luz da fundamentação teórica. De maneirageral, as características apontadas mostram que é considerado bom aluno de matemática aqueleque cumpre normas, não questiona e se esforça nos estudos.

In this paper we present a research conducted with teachers and students of mathematics atall levels of education through interviews applied by students of a graduate mathematics course, inorder to characterize the good student of mathematics, having as rationale the studies on conceptionsand beliefs, as well as the classifi cation of educational trends in mathematics education. Therespondents´ answers were recorded and transcribed and the characteristics were grouped intotwo categories: personal and related to teaching and learning of mathematics or the attitudes of theclassroom. The data were organized in tables and discussed in the light of the theories studied. Ingeneral, the characteristics pointed out show that is considered a good student of mathematics theone who follows rules, does not produce controversies and does his best in school.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Regina Luzia Corio de Buriasco, Helena Noronha Cury

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.