Ensino de Ciências para a Formação do Pedagogo: Concepções de Alunos em Formação

Isabel Cristina Higino Santana, Andréa Pereira Silveira

Resumo


O Ensino de Ciências no nível fundamental é uma tarefa estimulante e está em ampla discussão nas pesquisas educacionais e dentro da sala de aula. Nesta investigação de abordagem mista e exploratória o objetivo foi compreender as concepções que os discentes de pedagogia têm acerca do entendimento e da relevância do Ensino de Ciências para e na formação de pedagogos. As concepções de um grupo de 31 discentes regularmente matriculados na turma de 6º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (UECE-FACEDI), foram acessadas por meio de um relato escrito espontâneo desses alunos. Os dados coletados foram decodificados e categorizados a partir de seu lançamento no software IRAMUTEQ em conjunto com a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que o Ensino de Ciência é relacionado com a construção de conhecimentos específicos que possibilitam ensinar Ciências nas séries iniciais da educação básica. Os futuros pedagogos destacam também a necessidade de conhecer questões relacionadas ao meio ambiente, para além das bases teóricas do tema. Foi registado preocupação dos entrevistados em compreender o meio, sem, no entanto, se preocupar com a sua contextualização ou mesmo com a utilização da interdisciplinaridade e da ludicidade, como veículo de transposição do conhecimento adquirido na academia e levado pra dentro da sala de aula. É conclusivo, portanto, através desse processo de análise da mensagem, que  o Ensino de Ciências para e na formação do pedagogo deve ser articulado a questões de formação docente, de construção de conhecimentos específicos, de relações com outras disciplinas e de ludicidade, no propósito de contribuir para a formação de indivíduos autônomos, cidadãos e críticos.

 


Palavras-chave


Formação Inicial Docente. Ensino de Ciências. Pedagogia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4625

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Isabel Cristina Higino Santana, Andréa Pereira Silveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.