As aprendizagens docentes no desenvolvimento de um projeto de classe

Celi Espasandin Lopes, Solange Aparecida Corrêa

Resumo


Neste texto, tem-se o objetivo de discutir a prática docente de uma professora de 2o. ano do Ensino Fundamental, ao desenvolver um Projeto de Classe sobre a época da infância dos avós e dos bisavós e conhecer como eles vivem no momento. Realizou-se uma análise sobre a prática da professora a partir de sua narrativa escrita, socializada em um grupo colaborativo de estudos e pesquisas. Assume-se a terceira vertente da pesquisa (auto)biográfica apontada por Passeggi, Vicentini e Souza (2013), que toma as narrativas de si como práticas de formação e de autoformação para desvelar indícios de aprendizagens docentes. Investiga-se a reflexividade autobiográfica e suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social do sujeito. Os resultados evidenciam aprendizagens da professora em relação à: necessidade da problematização para provocar a argumentação das crianças; aprendizagem de coleta, organização e representação de dados; articulação de diferentes conceitos e procedimentos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4656

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Celi Espasandin Lopes, Solange Aparecida Corrêa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.