As aprendizagens docentes no desenvolvimento de um projeto de classe
Resumo
Neste texto, tem-se o objetivo de discutir a prática docente de uma professora de 2o. ano do Ensino Fundamental, ao desenvolver um Projeto de Classe sobre a época da infância dos avós e dos bisavós e conhecer como eles vivem no momento. Realizou-se uma análise sobre a prática da professora a partir de sua narrativa escrita, socializada em um grupo colaborativo de estudos e pesquisas. Assume-se a terceira vertente da pesquisa (auto)biográfica apontada por Passeggi, Vicentini e Souza (2013), que toma as narrativas de si como práticas de formação e de autoformação para desvelar indícios de aprendizagens docentes. Investiga-se a reflexividade autobiográfica e suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social do sujeito. Os resultados evidenciam aprendizagens da professora em relação à: necessidade da problematização para provocar a argumentação das crianças; aprendizagem de coleta, organização e representação de dados; articulação de diferentes conceitos e procedimentos.
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PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4656
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Direitos autorais 2018 Celi Espasandin Lopes, Solange Aparecida Corrêa
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