A didactic proposal with the subject of financial education for middle school

Alexandre Menezes Veiga, Carolina Rodrigues Dias, Clarissa de Assis Olgin, Eduardo Mancera Martinez

Resumo


This article presents a research on the subject of Financial Education, which aims to contribute to research and construction of didactic activities applicable to High School, which relate mathematical content to this theme. The methodological approach used was the qualitative research, because, through descriptive data, we tried to understand the phenomena involved in the situation under study. Thus, a theoretical contribution was the Olgin's (2015) research on the work with topics of interest for student formation and for the Mathematics Curriculum and another contribution was the research in the Brazilian legislation on the theme Financial Education for High School, aiming at subsidies for the construction of the didactic activities presented. In the analyzes, it was observed that the research participants present adequate knowledge about the mathematical contents involved in the activities, but they have difficulties regarding the labor laws present in a paycheck, as well as in the moment of the decision regarding the most advantageous financial.


Palavras-chave


Themes of Interest; High school; Financial Education; Didactic Activities.

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4804

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Alexandre Menezes Veiga, Carolina Rodrigues Dias, Clarissa de Assis Olgin, Eduardo Mancera Martinez

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.