Multimodos de representações e a aprendizagem significativa sobre aquecimento global: um estudo de caso com um estudante da sétima série / Multi-modal representations for a meaningful learning about global heating: A case study with one seven grade

Giselle Midori Simizu Salviato, Carlos Eduardo Laburú

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagemsignifi cativa de um estudante da sétima série do ensino fundamental sobre as tipologias deconteúdos que envolvem o tema aquecimento global por meio de uma estratégia didáticaque emprega multimodos de representações. Os resultados obtidos foram apresentados apartir de transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais, coletados antes e apósa estratégia multimodal. Averiguamos que o mapa conceitual a posteriori do estudante apresentou considerável acréscimo na quantidade de conceitos e proposições, além derelevantes reorganizações cognitivas, que também foram constatadas em todas as leiturasde imagens a posteriori. Mediante os relatos anteriores, consideramos que a estratégiadidática com multimodos de representações possui potenciais condições para propiciar aaprendizagem signifi cativa sobre aquecimento global que, por sua vez, apresenta relevantes contribuições para o ensino de ciências.

To present research investigates the construction of a seventh student’s grade of thesignifi cant learning about the typologies of contents that involve global heating theme througha didactic strategy that uses multi-modal representations. The obtained results were presentedstarting from transcriptions of the readings of images and conceptual maps, collected before andafter the multimodal strategy. We discovered that student’s posteriori conceptual map presentedconsiderable increment in the amount of concepts and propositions, besides important cognitivereorganizations, that were also verifi ed in all the posteriori readings images. By previous reportswe considered that didactic multi-modal representations strategy has potential conditions to get signifi cant learning on global heating and that, for your time, it presents important contributionsfor the teaching of sciences.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Giselle Midori Simizu Salviato, Carlos Eduardo Laburú

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.