Aprendizagens Profissionais de Professores de Matemática do Ensino Médio no Contexto dos Estudos de Aula

Adriana Richit, João Pedro da Ponte, Mauri Luís Tomkelski

Resumo


O artigo examina as aprendizagens profissionais de professores de matemática envolvidos em estudos de aula. Os participantes são dezessete professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual de ensino, pertencentes à 15.ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. O material empírico do estudo constitui-se das notas de campo produzidas no contexto das sessões do estudo de aula, das produções textuais dos professores sistematizada nos seus diários de bordo, dos registros em áudio das aulas de investigação, assim como dos registros em áudio da sessão de reflexão sobre as aulas e avaliação da ação formativa. Os resultados evidenciam que a participação dos professores no estudo de aula lhes proporcionou aprendizagens profissionais relativas a dois temas principais: ao ensino da matemática, com destaque para o aprofundamento do conteúdo curricular a ensinar e das estratégias e recursos para o ensino dos tópicos da matemática; e a cultura profissional, especialmente no que diz respeito ao trabalho colaborativo, à reflexão sobre a prática e às dinâmicas formativas predominantes nos contextos educativos.


Palavras-chave


Aprendizagem profissional. Estudo de aula (lesson study). Ensino médio. Desenvolvimento profissional.

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Direitos autorais 2019 Adriana Richit, João Pedro da Ponte, Mauri Luis Tomkeslki

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