Um modelo para analisar registros de professores em contextos interativos de aprendizagem / A model to analyze teacher’s records in interactive learning environments

Janete Bolite Frant, Monica Rabello de Castro

Resumo


Este artigo discute uma proposta de análise de registros feitos por professores quando imersos emcontextos interativos de aprendizagem. A proposta de análise, o Modelo da Estratégia Argumentativa– MEA, é filiada à Teoria da Argumentação de Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca. Começamos porcaracterizar um tipo de investigação centrada em ambientes que incluem TV, vídeo e outras tecnologias.A seguir, discutimos a diferença entre ferramenta e prótese e uma concepção de conhecimento apoiada naideia de que pensamento e linguagem são interdependentes na compreensão dos processos de produçãode significados. Os processos de produção de signifi cados são centrais para a compreensão das trocas nointerior dos contextos interativos de aprendizagem. Problematizamos a interpretação das interações quese estabelecem nesses contextos, com ênfase nos processos em que estão envolvidos professores e seusalunos. Apresentamos a dinâmica do modelo de análise da fala e um exemplo de sua aplicação. Por fi m,avaliamos o poder explicativo do modelo e algumas das questões suscitadas por sua aplicação.

This paper discusses an approach for analyzing teachers’ records while they are immersing inan Interactive Learning Environment-ILE. We propose an Argumentative Strategy Model- ASM basedon Chaïm Perelman and Olbrechts-Tyteca Argumentation Theory. We start characterizing one typeof investigation centered on environments including TV, video and other technologies. We discussthe differences between the tool and prostheses, and a conception of knowledge derived from ideasthat thought and language are interdependent processes of meaning production. Such processes arecentral to better understand the interactions in ILE. We present the dynamic of this model through oneapplication and, end up by evaluating the model and raising some questions for its usage.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Janete Bolite Frant, Monica Rabello de Castro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.