Investigating Relationships Between Combinatorial and Probabilistic Reasonings in Youth and Adult Education

Ewellen Tenorio de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Resumo


São apresentados os principais achados de um estudo de dissertação que investigou as contribuições que a exploração de problemas combinatórios pode proporcionar ao raciocínio probabilístico e vice-versa. À luz do aporte teórico adotado (a Teoria dos Campos Conceituais), foram consideradas as diferentes situações que atribuem sentido à Combinatória e à Probabilidade, seus respectivos invariantes e as representações simbólicas/estratégias utilizadas na resolução dos problemas propostos, sendo as relações que se estabelecem entre os raciocínios combinatório e probabilístico o foco central do estudo. Os dados foram coletados com 24 estudantes da Educação de Jovens e Adultos, cursando diferentes momentos da Educação Básica. Observou-se a influência da escolarização, dos tipos de problema e da ordem de apresentação destes nos desempenhos apresentados. Foram percebidas contribuições aos raciocínios investigados que surgem a partir da resolução de problemas combinatórios e probabilísticos. Desse modo, recomenda-se que o ensino dessas áreas do conhecimento seja realizado de maneira articulada.


Palavras-chave


Combinatorics; Probability; Youth and Adult Education

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5383

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ewellen Tenorio de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.