Educar pela pesquisa: possibilidades para uma abordagem transversal no ensino da Química / Education through investigation: Possibilities for a transversal approach to chemical education

Roque Moraes

Resumo


Discutem-se neste texto as possibilidades e condições de implantação de uma abordagemtransversal nos currículos do Ensino Médio, com foco especial na Química. Defende-se que a concretizaçãode um currículo transversal exige redefi nir as finalidades da educação, ao mesmo tempoproblematizando os entendimentos de aprender assumidos por professores e alunos. Defende-seque essas transformações e atualizações na educação em nível médio implicam valorização dalinguagem em seu potencial reconstrutivo de conhecimentos. Combinando fala, leitura e escritaem processos de pesquisa contextualizados, será possível tornar efetivas abordagens transversaisna educação no nível médio, integrando disciplinas visando superá-las na prática docente.

In this text the conditions and possibilities of a transversal curriculum in High School arediscussed, with a special focus on Chemistry. It is argued that the implementation of a transversalcurriculum asks for redefi ning the ends of education, with simultaneous reconstruction of teachers’and students’ understanding of what learning is about. It is assumed that improving and transformingeducation at the medium level implies emphasizing language in its potential for reconstructingknowledge. Combining speech, reading and writing in contextualized processes of investigationconditions will be met for transversal approaches in High School education, integrating disciplinesaiming to overcome them in teaching practice.


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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

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