Uma Engenharia Didática para o desenvolvimento da temática Sistema de Amortização utilizando o Emulador da Calculadora HP 12C

Tatiana Lemes Martin, Clarissa de Assis Olgin

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado relativa a uma Engenharia Didática com o assunto Sistema de Amortização Constante e Sistema Francês de Amortização para o desenvolvimento de situações didáticas relacionadas ao conteúdo de Matemática Financeira do Ensino Superior e, que oportunize a utilização do emulador da calculadora financeira HP 12C. Atualmente, esses sistemas de amortização vêm sendo utilizados por instituições financeiras brasileiras para o financiamento de imóveis. O objetivo foi investigar como os alunos do Ensino Superior de Administração e Ciências Contábeis aplicam os conhecimentos matemáticos, de amortização, em situações problemas com a utilização de calculadoras financeiras. A abordagem metodológica seguiu as etapas da Engenharia Didática, tanto para a construção da sequência didática quanto para a aplicação e validação da mesma. Os resultados indicam que a sequência didática elaborada contribuiu para o desenvolvimento do conteúdo matemático proposto, bem como propiciou o contato e as formas de manuseio das calculadoras financeiras em situações que envolvem os cálculos de amortização.


Palavras-chave


Educação Matemática; Educação Financeira; Engenharia Didática; Calculadora Financeira.



DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5507

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Clarissa de Assis Olgin, Tatiana Lemes Martin

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.