Misconceptions and metaconceptions in instrumental analysis / Concepções errôneas e metaconcepções em análise instrumental

Antonio Doménech Carbó, José Vicente Gimeno Adelantado, Francisco Bosch Reig

Resumo


Normative science models are accompanied by a number of metaconceptions dealing withthe foundations, methods and applications of the fundamental science formulations whose presencein the science curricula is needed. In the case of instrumental analytical chemistry, metaconceptionsinclude from analytical properties to operational concepts. Student’s misconceptions concerninginstrumental methods, procedures and protocols have been established from coordinated tests andtutorial interviews during laboratory lessons. Results for chemical engineering university studentsindicate that most misconceptions in instrumental analysis can be associated to a non-structuredview of concepts and methods in turn related with metaconceptions in analytical chemistry.

Modelos normativos de ciência vêm acompanhados de um número de metaconcepções quetratam das fundamentos, métodos e aplicações fundamentais de ciência cuja presença nos currículoscientífi cos é necessária. No caso de química analítica instrumental, metaconcepções incluemdesde propriedades analíticas até conceitos operacionais. Erros conceituais dos estudantes no serefere a métodos instrumentais, procedimentos e protocolos foram estabelecidos através de testescoordenados e entrevistas dirigidas durante aulas de laboratório. Resultados para estudantes deengenharia química indicam que a maioria dos erros conceituais em análise instrumental pode serassociada a uma visão não estruturada de conceitos e métodos que por sua vez estão relacionadoscom metaconcepções em química analítica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Antonio Doménech Carbó, José Vicente Gimeno Adelantado, Francisco Bosch Reig

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.