Educação ambiental e educação científi ca na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica/ Environmental education and science education in a Science, Technological and Society (STS) approach: Basis for a critical

Carlos Frederico B. Loureiro, Jacqueline Girão Soares de Lima

Resumo


No presente artigo, apresentamos um conjunto de reflexões e argumentos em favor da aproximaçãoentre educação em ciências e educação ambiental, via enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS),objetivando a construção de uma educação crítica, baseada no conhecimento científi co e socioambiental.Para isso, partimos de uma breve revisão da literatura sobre educação em ciências, da descrição do teor dostrabalhos realizados neste campo que abordam a educação ambiental e de uma pesquisa nacional, realizadapelo INEP/MEC em 2006, acerca do que ocorre nas instituições de ensino fundamental no Brasil em termosde educação ambiental. Concluímos que existe uma produtiva interface entre a educação ambiental críticae a educação científi ca com enfoque CTS que deve ser mais explorada academicamente.

In this article, we present a set of considerations that approximate Science Education and EnvironmentalEducation in a Science, Technological and Society (STS) approach, aiming the construction of a criticaleducation based on the scientifi c and social-environmental knowledge. We start from the brief analysis ofScience Education, the description of the contents of studies done on that fi eld that approaches EnvironmentalEducation and the results of a National research made by INEP/MEC in 2006 that consists of whatoccurs inside of Brazilian schools in terms of Environmental Education. We concluded that a productiveinterface between critical Environmental Education and Scientifi c Education focused on the Science andTechnological Education perspective exists and should be academically more explored.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Carlos Frederico B. Loureiro, Jacqueline Girão Soares de Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.