Educação ambiental e educação científi ca na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica/ Environmental education and science education in a Science, Technological and Society (STS) approach: Basis for a critical
Resumo
No presente artigo, apresentamos um conjunto de reflexões e argumentos em favor da aproximaçãoentre educação em ciências e educação ambiental, via enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS),objetivando a construção de uma educação crítica, baseada no conhecimento científi co e socioambiental.Para isso, partimos de uma breve revisão da literatura sobre educação em ciências, da descrição do teor dostrabalhos realizados neste campo que abordam a educação ambiental e de uma pesquisa nacional, realizadapelo INEP/MEC em 2006, acerca do que ocorre nas instituições de ensino fundamental no Brasil em termosde educação ambiental. Concluímos que existe uma produtiva interface entre a educação ambiental críticae a educação científi ca com enfoque CTS que deve ser mais explorada academicamente.
In this article, we present a set of considerations that approximate Science Education and EnvironmentalEducation in a Science, Technological and Society (STS) approach, aiming the construction of a criticaleducation based on the scientifi c and social-environmental knowledge. We start from the brief analysis ofScience Education, the description of the contents of studies done on that fi eld that approaches EnvironmentalEducation and the results of a National research made by INEP/MEC in 2006 that consists of whatoccurs inside of Brazilian schools in terms of Environmental Education. We concluded that a productiveinterface between critical Environmental Education and Scientifi c Education focused on the Science andTechnological Education perspective exists and should be academically more explored.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Carlos Frederico B. Loureiro, Jacqueline Girão Soares de Lima
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.