Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente / Mathematics education and digital technologies: Reflexions about the practice in teacher education

Marcus Vinicius Maltempi

Resumo


Neste artigo, parto do pressuposto de que as tecnologias1 não são uma panacéiapara a educação matemática, mas defendo que seu uso, nos diversos níveis educacionais,é necessário e oportuno, fazendo uma análise das implicações advindas da incorporaçãodas tecnologias à prática docente, ressaltando a importância de não se perder de vista osconteúdos específicos. Também, teço considerações acerca da formação docente, inicial econtinuada, enfatizando a necessidade de uma formação que entrelace os conhecimentospedagógicos, específicos e tecnológicos, com destaque para o potencial da Educação aDistância na formação em serviço.

In this paper I consider that technologies are not a panacea for mathematics educationbut that its use in various educational levels is necessary and appropriate. I do an analysis ofthe implications coming from the incorporation of technologies to the teaching practice,emphasizing the importance of not to lose sight on the specific contents. Also, I do someconsiderations about the teaching of teacher, pre-service and in-service, emphasizing the needfor an education that interlace educational, specific and technological knowledge, pointingout the potential of Distance Education for in-service education


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Marcus Vinicius Maltempi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.