Um estudo com professoras ensinando poliedros e corpos redondos em sua turma de 4ª série / A study with teachers teaching polyhedron and round bodies in their 4th grade classes

Armando Horta Dumont, Marcelo Almeida Bairral

Resumo


Esta pesquisa estuda aspectos da prática profissional de professoras que ensinam Geometrianas séries iniciais. Especificamente, identifica e analisa aspectos atitudinais, curriculares econceituais que emergiram quando as docentes ensinavam poliedros e corpos redondos em suaturma de 4ª série. Foi feito um estudo de caso descritivo mediante informação proveniente dosseguintes instrumentos: questionário, análise de livro didático e de planejamentos, observaçãode aula e registros de conversas informais. A investigação ratifica que é necessário assumirmos odesenvolvimento profissional como um processo que se dá ao longo da carreira e ressalta que oensino de Geometria nas séries iniciais deve ser implementado em uma prática que priorize aobservação, a manipulação e a descrição de objetos geométricos. As professoras, em suas práticaspedagógicas, ousaram em implementar situações de aprendizagem inovadoras em seu contextoescolar, mesmo assumindo ter recebido uma formação inicial deficiente em Geometria.

This research studies aspects of professional practice of teachers teaching geometry in primaryschools. Specifically, it identifies and analyzes attitudinal issues as well as curricular and conceptualelements that emerged when a group of teachers taught polyhedron and round bodies in theirclasses. The data came from the following: questionnaires, textbook and lesson plans, observations,and informal notes. The study underscores the need to theorize professional development as aprocess that occurs during teachers’ whole career and highlights that geometry teaching duringinitial grades should improve students’ observation, manipulation and description of geometricobjects. The teachers dared to implement more innovative learning situations in their classroomseven though their initial training was deficient in the teaching and learning of geometry.


Texto completo:

PDF ()

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Armando Horta Dumont, Marcelo Almeida Bairral

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.