Uma possibilidade para a avaliação escolar em matemática: a análise da produção escrita / A possibility for the scholar evaluation in Mathematics: The analysis of the written production

Marcia Cristina Nagy Silva, Regina Luzia Corio de Buriasco

Resumo


Este artigo aponta a importância da análise da produção escrita dos alunos na avaliaçãoda aprendizagem nas aulas de matemática. Apresenta-se alguma análise da produção escrita de25 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental encontrada em uma questão de matemática naqual se buscou responder: (i) que caminhos os alunos escolheram para resolver o problema?(ii) Que conhecimentos matemáticos utilizaram? (iii) Quais os erros que cometeram? (iv) Comoutilizaram as informações contidas no enunciado da questão? O artigo enfatiza ainda a relevânciado reconhecimento da existência de conhecimento tanto nos acertos quanto nos errosdos alunos, bem como a necessidade de que a avaliação escolar comece a ser entendida comoum meio para compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem.

This article reflects on the importance of analysing the written production of students inorder to evaluate learning at math’s classroom. It is presented an analysis of the written answersthat 25 students of 4th grade Elementary School, gave to a math question. The analysis focusedon the following subjects: i) which steps the students took to solve the problem; ii) whatmathematical knowledge they used; iii) what kind of mistakes they made; iv) how the studentsused the information provided by the question statement. The article highlights the fact thatthe students used some kind of mathematical knowledge even when their answers were wrong.It emphasizes evaluation as a way of improving our understanding of the teaching/learningprocess.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Marcia Cristina Nagy Silva, Regina Luzia Corio de Buriasco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.