O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de eletromagnetismo / The accessible languages employing to students with visual handicap in electromagnetism classes

Eder Pires de Camargo, Roberto Nardi

Resumo


O presente artigo encontra-se inserido dentro de um estudo que busca compreender asprincipais alternativas para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensinode física. Focalizando aulas de eletromagnetismo, analisa as viabilidades comunicacionaisentre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empíricae semântico-sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de viabilidadesde acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que visam darcondições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo.

This paper is a part of a broader study aiming to understand the main alternatives forincluding visual handicapped pupils in the physics’ teaching context. It analyzes communicationfeasibilities between future physics teachers and visual handicapped pupils duringelectromagnetism classes. For that, it emphasizes the empirical and semantic-sensorial structuresof the languages used, indicating factors which produce the accessibility feasibilities to thespread information. It recommends alternatives in order to make possible the effectiveparticipation of visual handicapped pupils in the communicative process.


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