O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de eletromagnetismo / The accessible languages employing to students with visual handicap in electromagnetism classes

Eder Pires de Camargo, Roberto Nardi

Resumo


O presente artigo encontra-se inserido dentro de um estudo que busca compreender asprincipais alternativas para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensinode física. Focalizando aulas de eletromagnetismo, analisa as viabilidades comunicacionaisentre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empíricae semântico-sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de viabilidadesde acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que visam darcondições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo.

This paper is a part of a broader study aiming to understand the main alternatives forincluding visual handicapped pupils in the physics’ teaching context. It analyzes communicationfeasibilities between future physics teachers and visual handicapped pupils duringelectromagnetism classes. For that, it emphasizes the empirical and semantic-sensorial structuresof the languages used, indicating factors which produce the accessibility feasibilities to thespread information. It recommends alternatives in order to make possible the effectiveparticipation of visual handicapped pupils in the communicative process.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Eder Pires de Camargo, Roberto Nardi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.