Conhecimentos Trigonométricos Mobilizados em uma Avaliação após Intervenção Pedagógica

Leonardo Martins Vanini, Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Resumo


Contexto: Resultados insatisfatórios da avaliação de larga escala justificaram o processo de intervenção em uma escola. Após a pesquisa surgiram questionamento, como: que conhecimentos trigonométricos, explorados na THA em trigonometria, os alunos participantes da pesquisa mobilizaram na avaliação de larga escala das escolas estaduais capixabas ao término do Ensino Médio? Objetivos: identificar conhecimentos trigonométricos mobilizados por um grupo de estudantes em avaliações de larga escala do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) após terem participado de uma THA em trigonometria. Design: Este estudo é misto, qualitativo e quantitativo. A produção de dados ocorreu de 2019 a 2023 e utilizando dados das plataformas digitais de divulgação dos resultados dessas avaliações e os protocolos da pesquisa de doutoramento. Ambiente e participantes: uma escola estadual, localizada na cidade de Linhares, no estado brasileiro Espírito Santo. Os dados são de 14 alunos do Ensino Médio, sendo as fontes analisadas os dados das pesquisas e os portais oficiais de divulgação dos resultados. Coleta e análise de dados: foi realizada em três etapas: resultados antes da intervenção; intervenção com THA em trigonometria; e resultados da escola após a intervenção. Resultados: a THA em trigonometria proporcionou ao grupo de alunos a mobilização de conhecimentos trigonométricos quando participaram em avaliações de larga escala, bem como promoveu expressiva melhoria de desempenho nos indicadores acerca dos conceitos de trigonometria. Conclusões: Este estudo demonstrou a importância da continuidade da pesquisa e seus impactos a longo prazo, demonstrando caminhos para os pesquisadores realizar comparações antes, durante e após suas intervenções.

Palavras-chave


Trigonometria; Conhecimentos Trigonométricos; Trajetória Hipotética de Aprendizagem; Avaliações de Larga Escala; Desing Experiment.

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DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8204

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