O Tema Contemporâneo Transversal Educação Financeira Escolar articulado à Educação Matemática Realística na Educação Básica
Resumo
Contexto: este estudo explorou as possibilidades didático-metodológicas para a inclusão do Tema Contemporâneo Transversal Educação Financeira Escolar na Educação Básica. Objetivos: promover competências financeiras e habilidades críticas com os alunos, preparando-os para desafios econômicos da vida cotidiana Design: metodologia qualitativa descritivo-interpretativa implementada com experimentos desenvolvidos na Educação Básica. As atividades exploraram conceitos financeiros de forma progressiva e contextualizada, integrando Reinvenção Guiada e resolução de problemas com a temática e os conceitos matemáticos como operações básicas, juros simples e compostos, e planejamento financeiro, de acordo com a maturidade e o nível de ensino dos alunos. Ambiente e participantes: Nos anos iniciais participaram 50 estudantes do 5º ano em 5 horas, nos anos finais participaram 45 alunos do 9º ano em 5 horas e no Ensino Médio, participaram 12 alunos da 2ª série em 6 horas. A seleção dos participantes considerou a disponibilidade das instituições e o interesse dos estudantes, com autorização dos responsáveis e aprovação ética garantida. Coleta e análise de dados: incluiu observações e registros das resoluções dos alunos, destacando o desenvolvimento de competências financeiras e habilidades matemáticas. Resultados: demonstraram que a abordagem integrada da Educação Matemática Realística favoreceu o entendimento dos alunos sobre a Educação Financeira Escolar ao relacionar temas financeiros ao seu cotidiano. Conclusões: observou-se um engajamento dos estudantes, especialmente em tópicos como planejamento pessoal e familiar, compra e venda, empréstimos, investimentos e financiamento. O interesse das instituições em dar continuidade ao projeto refletiu o impacto positivo da metodologia, que oferece uma alternativa ao ensino tradicional, contribuindo para a formação de cidadãos financeiramente conscientes.
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Direitos autorais 2025 Jonata Souza dos Santos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

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Conceito A2 na Capes(2021)
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eISSN: 2178-7727
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