O Tema Contemporâneo Transversal Educação Financeira Escolar articulado à Educação Matemática Realística na Educação Básica

Jonata Souza dos Santos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo


Contexto: este estudo explorou as possibilidades didático-metodológicas para a inclusão do Tema Contemporâneo Transversal Educação Financeira Escolar na Educação Básica. Objetivos: promover competências financeiras e habilidades críticas com os alunos, preparando-os para desafios econômicos da vida cotidiana Design: metodologia qualitativa descritivo-interpretativa implementada com experimentos desenvolvidos na Educação Básica. As atividades exploraram conceitos financeiros de forma progressiva e contextualizada, integrando Reinvenção Guiada e resolução de problemas com a temática e os conceitos matemáticos como operações básicas, juros simples e compostos, e planejamento financeiro, de acordo com a maturidade e o nível de ensino dos alunos. Ambiente e participantes: Nos anos iniciais participaram 50 estudantes do 5º ano em 5 horas, nos anos finais participaram 45 alunos do 9º ano em 5 horas e no Ensino Médio, participaram 12 alunos da 2ª série em 6 horas. A seleção dos participantes considerou a disponibilidade das instituições e o interesse dos estudantes, com autorização dos responsáveis e aprovação ética garantida. Coleta e análise de dados: incluiu observações e registros das resoluções dos alunos, destacando o desenvolvimento de competências financeiras e habilidades matemáticas. Resultados: demonstraram que a abordagem integrada da Educação Matemática Realística favoreceu o entendimento dos alunos sobre a Educação Financeira Escolar ao relacionar temas financeiros ao seu cotidiano. Conclusões: observou-se um engajamento dos estudantes, especialmente em tópicos como planejamento pessoal e familiar, compra e venda, empréstimos, investimentos e financiamento. O interesse das instituições em dar continuidade ao projeto refletiu o impacto positivo da metodologia, que oferece uma alternativa ao ensino tradicional, contribuindo para a formação de cidadãos financeiramente conscientes.


Palavras-chave


Educação Financeira Escolar; Temas Contemporâneos Transversais; Educação Matemática Realística; Educação Básica; Reinvenção Guiada.

Texto completo:

PDF PDF (Español (España))

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Jonata Souza dos Santos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.