Desenvolvimento da Competência de Análise e Intervenção Didática desenvolvida por Professoras da Educação Básica Brasileira

Roger de Abreu Silva, Adriana Breda, Vera Lucia Felicetti, Rosario del Pilar Gibert-Delgado

Resumo


Contexto: O ensino baseado em competências tornou-se uma tendência internacional, o que evidencia a necessidade de formar professores no âmbito das competências profissionais. Objetivo: Analisar o nível da competência de Análise e Intervenção Didática desenvolvido por professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental. Design: Pesquisa qualitativa descritivo-interpretativa. Ambiente e participantes: Duas professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental do município de Canoas (Brasil), participantes de um ciclo de formação continuada relacionado às quatro operações com números naturais, pautado no modelo de Competências e Conhecimentos Didático-Matemáticos da Abordagem Ontossemiótica. Coleta e análise de dados: Análise Textual Discursiva a partir de categorias a priori baseadas nos Critérios de Adequação Didática e nos níveis de desenvolvimento da competência de Análise e Intervenção Didática, realizada a partir das observações e registros das aulas das participantes antes e durante o ciclo formativo. Resultados: Os resultados apontam que houve uma melhora significativa na competência de Análise e Intervenção Didática das participantes, evidenciada pelos avanços nas práticas docentes, com explicações mais claras, adequadas ao nível dos alunos e apoiadas no uso de estratégias como cálculos mentais e representações simbólicas. A formação também fomentou o uso de materiais concretos e recursos visuais, favorecendo as interações entre os pares, colaboração e autonomia dos estudantes. Além disso, as professoras alcançaram níveis elevados de reflexão crítica sobre o planejamento, aprimorando suas práticas a partir dos Critérios de Adequação Didática. Conclusões: A formação continuada se mostrou fundamental para o fortalecimento das competências profissionais docentes, indicando a necessidade de ampliar e manter iniciativas formativas dessa natureza, de modo a garantir práticas pedagógicas cada vez mais alinhadas às demandas do ensino contemporâneo.


Palavras-chave


Formação continuada de professores; Ensino de matemática; Competência de Análise e Intervenção Didática; Critérios de Adequação Didática

Texto completo:

PDF PDF (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Roger de Abreu Silva, Adriana Breda, Vera Lucia Felicetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.