Representações sociais de uma comunidade escolar sobre o Parque Natural Municipal dos Morros

Daniela Frigotto, Leonardo Dallaporta, Thais Scotti Canto-Dorow

Resumo


Contexto: A pesquisa decorre da necessidade de compreender como comunidades escolares percebem e se relacionam com Unidades de Conservação urbanas, considerando que o desconhecimento sobre esses espaços reduz o engajamento comunitário, enfraquece ações de preservação e limita o desenvolvimento da Educação Ambiental. O Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM), apesar de possuir elevado potencial educativo e ambiental, permanece pouco conhecido pela população escolar de seu entorno. Objetivos: Investigar as Representações Sociais de uma comunidade escolar sobre o PNMM, analisando como tais percepções influenciam sua compreensão do Parque como Bem Comum e suas implicações para o ensino e para ações de sensibilização ambiental. Design: Estudo quali-quantitativo estruturado com base na Análise Estatística Implicativa (ASI), articulada ao software CHIC para identificação de relações implicativas entre variáveis. Ambiente e participantes: Foi desenvolvida em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na zona de amortecimento do PNMM, envolvendo 160 estudantes dos anos finais, 21 docentes, sete funcionários e responsáveis legais, selecionados para representar diferentes segmentos da comunidade escolar. Coleta e análise de dados: Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado; posteriormente organizados em planilhas e analisados via ASI, com geração de grafos implicativos para interpretação das relações. Resultados: Constatou-se amplo desconhecimento sobre o PNMM, especialmente entre estudantes, associado à baixa percepção de relevância e reduzido sentimento de pertencimento. Apesar disso, emergem representações que reconhecem o Parque como espaço de preservação e potencial educativo. Conclusões:Necessidade de integrar o PNMM às práticas escolares, fortalecendo a Educação Ambiental e estimulando ações pedagógicas que ampliem o vínculo comunidade–território.

Contexto: A pesquisa decorre da necessidade de compreender como comunidades escolares percebem e se relacionam com Unidades de Conservação urbanas, considerando que o desconhecimento sobre esses espaços reduz o engajamento comunitário, enfraquece ações de preservação e limita o desenvolvimento da Educação Ambiental. O Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM), apesar de possuir elevado potencial educativo e ambiental, permanece pouco conhecido pela população escolar de seu entorno. Objetivos: Investigar as Representações Sociais de uma comunidade escolar sobre o PNMM, analisando como tais percepções influenciam sua compreensão do Parque como Bem Comum e suas implicações para o ensino e para ações de sensibilização ambiental. Design: Estudo quali-quantitativo estruturado com base na Análise Estatística Implicativa (ASI), articulada ao software CHIC para identificação de relações implicativas entre variáveis. Ambiente e participantes: Foi desenvolvida em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na zona de amortecimento do PNMM, envolvendo 160 estudantes dos anos finais, 21 docentes, sete funcionários e responsáveis legais, selecionados para representar diferentes segmentos da comunidade escolar. Coleta e análise de dados: Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado; posteriormente organizados em planilhas e analisados via ASI, com geração de grafos implicativos para interpretação das relações. Resultados: Constatou-se amplo desconhecimento sobre o PNMM, especialmente entre estudantes, associado à baixa percepção de relevância e reduzido sentimento de pertencimento. Apesar disso, emergem representações que reconhecem o Parque como espaço de preservação e potencial educativo. Conclusões: Necessidade de integrar o PNMM às práticas escolares, fortalecendo a Educação Ambiental e estimulando ações pedagógicas que ampliem o vínculo comunidade–território.


Palavras-chave


Bem Comum. Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Educação Básica.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8445

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Thais Scotti Canto-Dorow, Daniela Frigotto, Leonardo Dallaporta

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2025, devido ao grande número de artigos na fila de submissão, está suspenso o aceite de submissões. Rebriremos em fevereiro de 2026.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.