Representações sociais de uma comunidade escolar sobre o Parque Natural Municipal dos Morros
Resumo
Contexto: A pesquisa decorre da necessidade de compreender como comunidades escolares percebem e se relacionam com Unidades de Conservação urbanas, considerando que o desconhecimento sobre esses espaços reduz o engajamento comunitário, enfraquece ações de preservação e limita o desenvolvimento da Educação Ambiental. O Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM), apesar de possuir elevado potencial educativo e ambiental, permanece pouco conhecido pela população escolar de seu entorno. Objetivos: Investigar as Representações Sociais de uma comunidade escolar sobre o PNMM, analisando como tais percepções influenciam sua compreensão do Parque como Bem Comum e suas implicações para o ensino e para ações de sensibilização ambiental. Design: Estudo quali-quantitativo estruturado com base na Análise Estatística Implicativa (ASI), articulada ao software CHIC para identificação de relações implicativas entre variáveis. Ambiente e participantes: Foi desenvolvida em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na zona de amortecimento do PNMM, envolvendo 160 estudantes dos anos finais, 21 docentes, sete funcionários e responsáveis legais, selecionados para representar diferentes segmentos da comunidade escolar. Coleta e análise de dados: Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado; posteriormente organizados em planilhas e analisados via ASI, com geração de grafos implicativos para interpretação das relações. Resultados: Constatou-se amplo desconhecimento sobre o PNMM, especialmente entre estudantes, associado à baixa percepção de relevância e reduzido sentimento de pertencimento. Apesar disso, emergem representações que reconhecem o Parque como espaço de preservação e potencial educativo. Conclusões:Necessidade de integrar o PNMM às práticas escolares, fortalecendo a Educação Ambiental e estimulando ações pedagógicas que ampliem o vínculo comunidade–território.
Contexto: A pesquisa decorre da necessidade de compreender como comunidades escolares percebem e se relacionam com Unidades de Conservação urbanas, considerando que o desconhecimento sobre esses espaços reduz o engajamento comunitário, enfraquece ações de preservação e limita o desenvolvimento da Educação Ambiental. O Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM), apesar de possuir elevado potencial educativo e ambiental, permanece pouco conhecido pela população escolar de seu entorno. Objetivos: Investigar as Representações Sociais de uma comunidade escolar sobre o PNMM, analisando como tais percepções influenciam sua compreensão do Parque como Bem Comum e suas implicações para o ensino e para ações de sensibilização ambiental. Design: Estudo quali-quantitativo estruturado com base na Análise Estatística Implicativa (ASI), articulada ao software CHIC para identificação de relações implicativas entre variáveis. Ambiente e participantes: Foi desenvolvida em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na zona de amortecimento do PNMM, envolvendo 160 estudantes dos anos finais, 21 docentes, sete funcionários e responsáveis legais, selecionados para representar diferentes segmentos da comunidade escolar. Coleta e análise de dados: Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado; posteriormente organizados em planilhas e analisados via ASI, com geração de grafos implicativos para interpretação das relações. Resultados: Constatou-se amplo desconhecimento sobre o PNMM, especialmente entre estudantes, associado à baixa percepção de relevância e reduzido sentimento de pertencimento. Apesar disso, emergem representações que reconhecem o Parque como espaço de preservação e potencial educativo. Conclusões: Necessidade de integrar o PNMM às práticas escolares, fortalecendo a Educação Ambiental e estimulando ações pedagógicas que ampliem o vínculo comunidade–território.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8445
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Thais Scotti Canto-Dorow, Daniela Frigotto, Leonardo Dallaporta

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2025, devido ao grande número de artigos na fila de submissão, está suspenso o aceite de submissões. Rebriremos em fevereiro de 2026.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |

Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.








