Do Virtual ao Conceitual: o uso da Computação Gráfica na aprendizagem de Matrizes

Luana Pereira Villa Real, Ana Marli Bulegon

Resumo


Contexto: A crescente presença da computação gráfica no cotidiano evidencia a necessidade de articular conceitos matemáticos escolares a aplicações tecnológicas reais, especialmente no Ensino Médio, onde conteúdos como Transformações Geométricas e Matrizes são pouco explorados em situações significativas. Objetivos: Investigar como os conceitos de Transformações Geométricas utilizados na Computação Gráfica contribuem para a aprendizagem das operações com Matrizes e analisar a compreensão dos estudantes ao utilizar recursos digitais. Design: Estudo qualitativo de natureza aplicada, estruturado em uma Unidade de Aprendizagem fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos. Ambiente e participantes: A pesquisa foi desenvolvida com 30 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Santo Ângelo/RS, distribuídos em duas turmas, que participaram integralmente das atividades. Coleta e análise de dados: Utilizaram-se questionários pré e pós-teste, registros escritos, diário de campo, produções no software GeoGebra e análise estatística (teste de McNemar) para verificar avanços conceituais. Resultados: Os estudantes demonstraram maior compreensão das operações com Matrizes ao relacioná-las às Transformações Geométricas no GeoGebra, indicando engajamento, autonomia e aprendizagem significativa, com diferença estatisticamente significativa entre pré e pós-teste (p = 0,002). Conclusões: O uso articulado do GeoGebra e da Computação Gráfica potencializa o ensino de Matrizes, favorece a visualização conceitual, promove aprendizagens significativas e indica caminhos promissores para integrar tecnologia e Matemática no Ensino Médio.

 

 

 


Palavras-chave


Transformações Geométricas; Matrizes; GeoGebra; Computação Gráfica; Aprendizagem Significativa.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8448

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Luana Pereira Villa Real, Ana Marli Bulegon

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2025, devido ao grande número de artigos na fila de submissão, está suspenso o aceite de submissões. Rebriremos em fevereiro de 2026.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.