Uma Aproximação entre o Falibilismo de Lakatos e o Trabalho com Investigações Matemáticas em Sala de Aula

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Amanda Queiroz Moura

Resumo


A obra de Imre Lakatos, Provas e Refutações, é um trabalho importante dentro da filosofia da matemática, pois apresenta diversas ideias que, de certa forma, trouxeram um novo olhar para a construção do conhecimento matemático. São atribuídos a Lakatos os termos programa de pesquisa, ciência quase-empírica, falibilismo e tese racionalista. As concepções de Lakatos são baseadas na ideia de que a matemática, assim como as ciências naturais, é falível, não é indubitável e cresce por meio da crítica e correção de teorias, as quais nunca estão totalmente livres de ambiguidades ou da possibilidade de erro. Mesmo não possuindo uma preocupação pedagógica, tal obra é frequentemente revisada por educadores matemáticos, já que apresenta uma heurística que pode colaborar no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Buscamos, neste artigo, apresentar algumas reflexões sobre possíveis aproximações entre a filosofia lakatosiana na construção do conhecimento matemático e a metodologia de investigações matemáticas em sala de aula. Nesta metodologia, os estudantes são estimulados a trabalhar como matemáticos profissionais na tentativa de construção do conhecimento, ou seja, as atividades desenvolvidas fornecem ênfase em processos como procura por regularidades, formulação, teste, justificação e demonstração de conjecturas, refutação, reformulação, reflexão e generalização. Nesse sentido, consideramos que as ideias de Lakatos na obra Provas e Refutações poderiam apresentar algumas aproximações com esta metodologia de trabalho no ensino e aprendizagem da matemática.

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