Uma Aproximação entre o Falibilismo de Lakatos e o Trabalho com Investigações Matemáticas em Sala de Aula

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Amanda Queiroz Moura

Resumo


A obra de Imre Lakatos, Provas e Refutações, é um trabalho importante dentro da filosofia da matemática, pois apresenta diversas ideias que, de certa forma, trouxeram um novo olhar para a construção do conhecimento matemático. São atribuídos a Lakatos os termos programa de pesquisa, ciência quase-empírica, falibilismo e tese racionalista. As concepções de Lakatos são baseadas na ideia de que a matemática, assim como as ciências naturais, é falível, não é indubitável e cresce por meio da crítica e correção de teorias, as quais nunca estão totalmente livres de ambiguidades ou da possibilidade de erro. Mesmo não possuindo uma preocupação pedagógica, tal obra é frequentemente revisada por educadores matemáticos, já que apresenta uma heurística que pode colaborar no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Buscamos, neste artigo, apresentar algumas reflexões sobre possíveis aproximações entre a filosofia lakatosiana na construção do conhecimento matemático e a metodologia de investigações matemáticas em sala de aula. Nesta metodologia, os estudantes são estimulados a trabalhar como matemáticos profissionais na tentativa de construção do conhecimento, ou seja, as atividades desenvolvidas fornecem ênfase em processos como procura por regularidades, formulação, teste, justificação e demonstração de conjecturas, refutação, reformulação, reflexão e generalização. Nesse sentido, consideramos que as ideias de Lakatos na obra Provas e Refutações poderiam apresentar algumas aproximações com esta metodologia de trabalho no ensino e aprendizagem da matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Guilherme Henrique Gomes da Silva, Amanda Queiroz Moura

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIO

Call for Papers: Practice and Specific knowledge for teaching mathematics in early childhood education

Editors
M. Cinta Muñoz-Catalán University of Seville (Spain)
M. Mar Liñán-García University of Seville and University College Cardenal Spínola-CEU (Spain)

Submit your paper to Acta Scientiae Journal with the following general characteristics and timetable:

  • Mention of submission to this Special Issue
  • Language: Papers are accepted only in English
  • Deadline for Manuscript Submission: November 30, 2020
  • Publication Date: December 2021 Special Issue (Vol. 23)

Further information, including instructions for authors and subscription information, can be found here.

Conceito A1 na Capes (2019)

Índice h5 do Google Scholar: 8

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.