Concepções de professores de Química sobre a natureza do conhecimento científico / Chemistry teachers’ conceptions on the nature of scientific knowledge

Cesar Valmor Machado Lopes, Verno Krüger Krüger, José Claudio Del Pino, Diogo Onofre Gomes de Souza

Resumo


Atualmente muito se tem caminhado para entender as relações entre as concepções dosprofessores e sua ação docente. Neste artigo, procuram-se explicitar as concepções sobre anatureza da ciência apresentadas por dois grupos de professores de Química, participantes deatividades de educação continuada, categorizando-as a partir de questionários escritos e entrevistassemi-estruturadas. Estas abordam aspectos relacionados à percepção de realidade; demétodo científico; de conhecimento científico e de sua caracterização em comparação com oconhecimento cotidiano. Desta análise emergiram aspectos que permitem localizar suas concepçõesnum marco referencial hipotético-dedutivo, embora a apresentação de idéias contraditóriase mudanças de opinião tenham sido uma constante no transcorrer das entrevistas. Istopode indicar a ausência de reflexão sobre suas crenças, reflexão que os professores consideramimportante em sua formação e atuação reforçando a necessidade de processos de reflexãoaçãocomo pressupostos centrais para a estruturação de atividades de formação inicial e continuadade professores.

Nowadays, much have been done to understand the relation between teachers’ conceptionsand their teaching actions. This paper aims to show the conceptions about the nature of sciencepresented by two groups of Chemistry teachers who took part in continuing education activities. The teachers’ conceptions were categorized from written questionnaires and semi-structuredinterviews. The interviews approached aspects related to the perception of reality, the scientificmethod, the scientific knowledge and its characterization comparing with everyday knowledge.From this analysis, aspects that enable to locate teachers’ conceptions in a hypothetical-deductivereferential frame were emerged, although contradictory ideas and changes in opinion wereconstant during the interviews. It can indicate absence of reflection about teachers’ beliefs.Teachers consider this reflection important in their training and acting and believe that itreinforces the need for a reflection-action process as central assumptions for the structuring ofteachers’ initial and continuing training activities.


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Direitos autorais 2012 Cesar Valmor Machado Lopes, Verno Krüger Krüger, José Claudio Del Pino, Diogo Onofre Gomes de Souza

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