O uso da História no ensino da Matemática e a opinião dos professores de Matemática do Ensino Médio da 2ª CRE quanto ao uso desse recurso / The use of History in Mathematic teaching and the opinion of Mathematical teachers of the secondary school of the 2

Silvio Luiz Martins Britto, Arno Bayer

Resumo


Neste estudo, é possível conhecermos alguns fatores que determinam a História daMatemática como uma das tendências do ensino da Matemática para o século XXl e suaspotencialidades para o ensino desta ciência. Fato este observável através de encontros deMatemática pelo país.Será possível observar que a Matemática faz parte de um aglomerado de informações nocerne cultural da história da humanidade ao longo do tempo. A história desta Ciência nosajuda a compreender sua evolução, suas descobertas e estabelecer um elo importantíssimoentre o passado e o presente enquanto nos aponta para o futuro.Portanto, a História da Matemática passa a ser um recurso motivador de grande valiapara melhorar a aprendizagem desta ciência, pois fica difícil conceber o aprendizado de umaciência sem o entendimento do aglomerado de informações acumuladas ao longo do tempo.Na seqüência, investigamos os professores de Matemática das escolas públicas e privadasde Ensino Médio da 2ª CRE, com sede em São Leopoldo–RS, quanto ao uso e aspotencialidades deste recurso em suas práticas cotidianas.Assim, queremos verificar se esta tendência não é mais um do tal “modismo” passageiroe se realmente pode contribuir para o ensino desta ciência, bem como também os recursosdisponíveis aos professores para utilizá-lo em suas abordagens.

In this study, it is possible to know some factors that determine The history of mathematics asone of the trends of mathematic education for the XXI century and its potentialities for the teaching ofthis science. This fact is easily observed through the mathematical meetings around the country.It is possible to observe that mathematics is part of the set of information rooted deepwithin the cultural core of the history of humanity along the time. The history of this science help us understand its evolution, its discoveries and stablish a important link between the pastand present while points out the future.Therefore, the history of mathematics becomes a motivational resource of great value toimprove the learning of this science, as it is difficult to conceive the learning of a sciencewithout the understanding of the set of information that was accumulated along the time.In the sequence, we investigate the mathematical teachers of the public and privateschools of 2nd CRE in São Leopoldo, that work in the secondary school level, regarding theusage and potentialities of this resource in their day a day practices.Therefore, we want to verify if this trend isn’t another temporary “flavor of the month”practice and if it really can contribute for the teaching of this science, as well as the resourcesavailable to the teachers so that they can use history of mathematics in their practices.Key words: History of Mathematics. Didatic Resourses. High School Teaching.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Silvio Luiz Martins Britto, Arno Bayer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.