Bacteriologia na Educação Básica: como este tema é abordado nos livros didáticos?

Thamara Azevedo, Luiz Sodré

Resumo


A bacteriologia está entre diversas áreas das Ciências Biológicas que permitem inúmeras possibilidades de relação com aspectos comuns do cotidiano. No entanto, contraditoriamente ao interesse que possa despertar nos estudantes, o seu estudo continua sendo executado de maneira tradicional, utilizando-se o livro didático como principal ou único recurso disponível. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi analisar a forma com que a bacteriologia encontra-se inserida nos livros utilizados por quatro escolas do Município de Cuité, PB. Considerando que a temática é estudada no 7º Ano do Ensino Fundamental e 2º Ano do Ensino Médio, foram analisados onze livros didáticos entre obras de Ciências e Biologia, com base em aspectos qualitativos gerais e específicos acerca do tema. Verificou-se que a maioria dos livros didáticos analisados, apesar de não conterem erros conceituais graves, apresentam insuficiências e inadequações quanto à abordagem da temática, o que pode comprometer a aprendizagem dos alunos.


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