PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Lauren Heineck de Souza, Vanessa Vian, Juliana Flores, Eniz Conceição Oliveira, Miriam Ines Marchi, José Cláudio Del Pino

Resumo


O Ensino Médio Politécnico é uma política pública na qual o currículo é concebido como o conjunto das relações desafiadoras das capacidades dos estudantes e ressalta a necessidade de um ensino contextualizado de base interdisciplinar. Este estudo tem como objetivo compreender as concepções de interdisciplinaridade de professores e coordenadores pedagógicos de uma escola de Ensino Médio Politécnico do Vale do Taquari, RS. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, os dados foram coletados utilizando entrevista semi-estruturada e submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciam dificuldades na compreensão do termo interdisciplinaridade, desafios em romper práticas disciplinares e a presente tendência à fragmentação do conhecimento, que podem ser fatores dificultadores da interdisciplinaridade enquanto referencial para a organização do currículo escolar.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i13.1407