Educação de Jovens e Adultos: investigação sobre os processos de fatoração numérica e algébrica

Luiz Eduardo Cornelio, Ocsana Sônia Danyluk, Carmen Hessel Peixoto Gomes, Magda Inês Moreira

Resumo


Na educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, geralmente os estudantes encontram dificuldadesna decomposição de um número em fatores, impedindo-os de identificar os múltiplos e de divisores de um número.O método de Fermat para fatorar números usando a diferença entre dois quadrados nos motivou a investigar osprocessos de fatoração em classes de EJA. O objetivo desta pesquisa é analisar a compreensão dos estudantes sobrefatoração numérica usando o ábaco, e sobre fatoração algébrica usando o método de Fermat. A pesquisa é decunho essencialmente qualitativo e o método utilizado é o fenomenológico-hermenêutico. Os sujeitos da pesquisatêm idade entre 18 e 43 anos, sendo que os resultados parciais mostram que os estudantes da classe pesquisadadesconheciam o significado de fatores. Entretanto, constata-se que os mais jovens conseguiram, sem dificuldades,realizar a decomposição de um número em fatores.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, métodos de ensino, processos de fatoração, método sistemáticode Fermat, ábaco.


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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v7i7.1654