A educação para a saúde e o ensino de ciências: estudando as zoonoses – estudo preliminar

Joana Kliemann da Cruz, Mariana Proença, Rosana Maria Paris, Ricardo Luiz Ramos, Rossano André Dal-Farra, Edson Roberto Oaigen

Resumo


A Organização Mundial da Saúde define zoonoses como sendo doenças naturalmente transmissíveisentre animais vertebrados e seres humanos. Alguns autores incluem ainda patologias como a dengue, febreamarela, malária e doença de chagas no âmbito das zoonoses. Diante da relevância epidemiológica destasdoenças, especialmente no Brasil, as zoonoses se constituem em tema relevante no âmbito do Ensino deCiências e da sua interface com a Educação para a Saúde, devendo ser objeto de estudo tanto no EnsinoFundamental, quanto no Ensino Médio. Com base nestas premissas, o objetivo deste estudo consiste emrealizar uma prospecção a respeito do conhecimento de estudantes de nível médio, de graduação e pósgraduaçãoem relação às zoonoses, visando lançar as bases para abordar o tema em atividades didáticasno Ensino de Ciências. Entende-se que através de programas educativos e de saúde dentro das escolasserá possível contribuir para os programas de controle destas doenças na população.Palavras-chave: Educação para a saúde, Ensino de Ciências, zoonoses.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v0i6.1699