O professor como objeto de poder e de saber: problematizações sobre a formação docente*

Larisse Katiele Vargas da Costa, Luís Henrique Sommer

Resumo


Este artigo discute o modelo de professor produzido pelo discurso da obra Construção do conhecimentoem sala de aula, de Celso Vasconcelos, literatura fartamente utilizada em cursos de formação deprofessores. A perspectiva teórica alicerça-se no pensamento de Michel Foucault. O método de análisedestaca as regularidades discursivas presentes no texto, demonstrando o modelo de professor construídopela trama discursiva e sua associação a um determinado modelo de escola, com funções sociais específicas.Na obra em foco, percebe-se uma tentativa da síntese entre discursos político-pedagógicos e discursospsicopedagógicos, ou seja, um trabalho de harmonização entre o sujeito crítico-transformador daspedagogias críticas e o sujeito psicológico das pedagogias cognitivistas.Palavras-chave: Formação de professores, análise de discurso, Michel Foucault.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v0i6.1701