A criança vista através dos discursos dos concursos públicos

Luciana Pedroso, Rosa Maria Hessel Silveira

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir brevemente as representações de criançapresentes em questões objetivas de provas de concursos públicos para professores brasileiros, aplicadasentre os anos de 2003 e 2006. Foram examinadas 39 questões de 14 diferentes concursos e, paraa análise, foram consideradas tanto as afirmações contidas nos comandos das questões quanto acomparação entre a alternativa considerada correta e as demais, incorretas. A análise mostroudiferentes tendências de representações: a criança como um ser em desenvolvimento; a criança relacionadaao brincar; a criança como objeto de cuidado, a criança vista no processo de socialização; acriança como alguém entre a escola e a família. Além dessas tendências, em várias questões, aspróprias concepções de crianças são historicizadas. Os resultados mostram reflexos dos discursosdominantes na área educacional brasileira contemporânea.Palavras- chave: representações, infância, concursos públicos.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v0i5.1801