Em busca de uma psicogênese da identificação do discurso direto em produções textuais de crianças alfabetizandas: É possível fazer generalizações?

Josiane Bitelo Kerbes, Dalma Pricila Araújo Silveira, Leonir da Costa Jardim, Vivian Edite Steyer

Resumo


O presente artigo pretende apresentar considerações sobre a identificação do discurso direto emproduções textuais de crianças alfabetizandas, a partir dos resultados de uma pesquisa que buscouestabelecer a psicogênese do sistema formal de apresentação textual, em uma perspectiva de letramento.A pesquisa foi efetuada com 1035 crianças de 39 municípios do estado do Rio Grande do Sul e dediferentes redes de ensino, a partir de entrevistas individuais pelo método clínico-crítico piagetiano,por meio da solicitação de escrita de uma história dada. Os resultados evidenciam que a psicogêneseda identificação do discurso direto vai desde os casos preliminares (com ausência de necessidade deutilização deste discurso), até o subnível IIA (com atualizações acontecendo dentro da norma convencional),passando por estágios intermediários, em que estiveram presentes pseudonecessidades epseudo-impossibilidades.

Palavras-chave: identificação do discurso direto, psicogênese, pseudonecessidades e pseudo-impossibilidades.


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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v0i5.1803