Qual é a música? os hits que embalam a escola pós-moderna

Mayara Fernanda Bessa Corrêa, Marisa Cristina Vorraber Costa

Resumo


Este trabalho inscreve-se em um projeto de pesquisa que visa inventariar e discutir artefatos epráticas da cultura contemporânea que invadem as escolas. Apresenta-se aqui uma breve discussãosobre um recorte desse estudo - a invasão da escola por hits musicais. Em nossas observaçõesconstatou-se a penetração dos sucessos musicais do momento no universo escolar, perturbando acena pedagógica e “fazendo a cabeça” de crianças e jovens, que agora se agrupam conforme suaspreferências musicais. Tais hit - sucessos de cantoras, cantores e grupos como Kelly Key, Calypso,Tati Quebra-Barraco e, mais recentemente, o RBD (Rebelde) - chegam e partem rapidamente docenário escolar, caracterizando a efemeridade típica da pós-modernidade. Observa-se que criançase jovens escolares estão fascinados, capturados pela cultura da mídia, e suas vidas vão sendogovernadas e reguladas em grande parte por ela, dentro e fora da escola. Modos de ser, de viver, desentir e de comportar-se mostram-se marcados pela cultura da fruição e do prazer intensos, ondea efemeridade parece materializar-se diariamente nos incandescentes e passageiros hits musicaisque adentram o território escolar.Palavras- chave: escolas e cultura da mídia; escolas e o pós-moderno, hits musicais e escolas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v0i5.1806