Tolerância da planária de água doce Girardia schubarti (Platyhelminthes, Turbellaria, Tricladida) ao fungicida Dithane (M-45)

Alexsander dos Santos Lacerda, Graziane de Freitas Antunes, Ana paula Sommer - Vinagre, Denise Heidrich Faria, Janice Brandão Güntzel, Nádia Teresinha Schröder, Elenir de Fátima Wiilland

Resumo


O efeito tóxico do dithane para Girardia schubarti foi investigado uma vez que estes animais sãobioindicadores da qualidade da água e este fungicida possui toxicidade moderada para o homem. Paraisto, os animais foram expostos à água contaminada em diferentes concentrações, por 72h. Os resultadosmostram que o dithane causa mortalidade dose-dependente; distúrbios na locomoção e na morfologiaexterna dos animais tratados quando comparados ao grupo controle. Os valores de glicogênio não apresentaramvariações significativas, mas, os valores de proteínas totais apresentaram-se 25% menores queos obtidos no grupo controle. O presente estudo demonstra que a exposição da planária de água doce G.schubarti ao dithane acarreta diferentes respostas toxicológicas.Palavras-chave: toxicidade, planária, dithane, morfologia, alterações metabólicas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v0i4.1860