Ambiente para autoria cooperativa de cursos à distância utilizando mapas conceituais e objetos de aprendizagem baseado em técnicas de Workflow

Lúcio Gonçalves, Keoma Gomes de Souza, Anderson Ricardo Yanzer Cabral, Carlos Màrio Dal´Col Zeve, Mariano Nicolau

Resumo


Este trabalho visa apresentar uma proposta metodológica para implementação de um ambientecomputacional para geração de Learning Objetcs no padrão SCORM (Sharable Content ObjectReference Model) a partir de conteúdos organizado através de Mapas Conceituais. A utilização deMapas Conceituais como estratégia cognitiva para aquisição e representação de conhecimento e a utilizaçãoda hiperestrutura gerada pelos mapas seria uma opção para elaboração de material didático para asatividades dos cursos de Ensino a Distância. Entretanto as diversas diferenças das tecnologias envolvidasdificultam as tentativas de integrar estes sistemas, bem como é necessário atender as necessidades pedagógicasna elaboração de Objetos de aprendizagem.Palavras - chave: Educação à distância, mapas conceituais, objetos de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v0i4.1868