Escola e cultura contemporânea – A irreverência do funk no mundo cor-de-rosa da Barbie

Camila Fazolin, Mayara Fernanda Bessa Corrêa, Sandra Jaqueline Machado Ratzlaff, Marisa Cristina Vorraber Costa

Resumo


Este estudo insere-se na pesquisa Quando o pós-moderno invade a escola: um estudo sobre novosartefatos, identidades e práticas culturais, que pretende inventariar este novo repertório cultural, procurandocompreender como circula, e o que produz no interior da escola. O delineamento metodológicoinclui levantamentos em escolas públicas e privadas e a realização de observações e entrevistas informais.Utiliza-se o referencial teórico que inspira as investigações nos Estudos Culturais contemporâneos, associadosaos estudos sobre pós-modernidade, cultura contemporânea e mídia. Os achados indicam forteconexão entre as mudanças nas práticas e artefatos escolares com a mercantilização e a midiatização dacultura. O funk desponta nesse cenário.Palavras-chave: cultura da mídia, cultura do consumo, pós-modernidade, escola, cultura funk.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v0i4.1876