PREVALÊNCIA DE MUTAÇÕES ASSOCIADAS AO DESENVOLVIMENTO DE RESISTÊNCIA À LAMIVUDINA EM PACIENTES COM HEPATITE B CRÔNICA DO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES, RS.

Julia do Amaral Gomes, Mirelli Gabardo Klein, Juliana de Paoli, André Castagna Wortmann, Vagner Ricardo Lunge, Daniel Simon

Resumo


A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é um problema de saúde pública mundial. O tratamento com lamivudinaem portadores crônicos do HBV está frequentemente associado a altas taxas de resistência viral, relacionadas a mutações nomotivo YMDD do gene da transcriptase reversa. O objetivo do presente estudo foi investigar a prevalência de mutações nomotivo YMDD em pacientes com hepatite B crônica do município de Bento Gonçalves, RS. Um estudo transversal foi realizadoentre julho e dezembro de 2010 incluindo 102 pacientes. O DNA viral foi sequenciado em amostras de 21 portadoresativos do HBV. Foi observada a presença de um HBV mutante portando a variação YMDD (rtM204I) acompanhadada substituição rtL180M. Outras mutações (rtA181V e rtQ215S) foram verificadas em dois pacientes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i10.274