RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: QUALIFICANDO O PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES.

Kelly da Silva Rebelo, Mauren Poças, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Resumo


Com a intenção de contribuir com a aprendizagem de problemas matemáticos, propomos uma investigação sobre aformação continuada de professores que atuam no Ensino Fundamental de uma escola pública, qualificando a práticadocente. Antes dos encontros de formação com os professores, no início de 2011, realizamos pré-testes de resolução deproblemas matemáticos com os alunos. Neste trabalho, apresentamos os problemas que foram mais difíceis e os tipos deerros mais ocorridos do 2º ao 6º ano, através de análise quantitativa dos dados. Os resultados apontam para intervençõesa serem propostas na formação continuada que promovam o desenvolvimento de habilidades metacognitivas dos alunos queos auxiliem na interpretação dos problemas e na autorregulação de suas aprendizagens.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i10.280