O FUTURO PROFISSIONAL PARA JOVENS APRENDIZES

Glenda Cristina de Souza Viana, Shrylleen Christieny Assução Alves

Resumo


RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo verificar o projeto de futuro profissional dos jovens aprendizes. Esta pesquisa foi realizada no SENAI de Ipatinga/MG com estudantes do Programa de Aprendizagem Industrial do período Matutino. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, a fim de realizar um estudo qualitativo descritivo. Os dados foram analisados mediante análise do conteúdo segundo Bardin (2008). Os resultados apontam para a importância do papel social dos programas de aprendizagem na construção da escolha profissional e projeto de futuro. Os jovens buscam conhecimentos a fim de conquistar autonomia, liberdade e reconhecimento tanto financeiro quanto profissional. Assim, a formação no programa tem representado uma oportunidade de aprendizagem, autoconhecimento e descobertas de habilidades. Contribui para alcançar um futuro de sucesso como um profissional reconhecido, bem remunerado, e auxilia na decisão da carreira profissional.

Palavras-Chaves: Projeto de futuro, Escolha profissional, Programa de aprendizagem.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i15.2973