OS IMPACTOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO COGNITVO

Milca Isabele Santos Carvalho, Geisiane Meireles Rocha, Daniele Mejia Cavalcante

Resumo


O presente trabalho vem demonstrar sobre os impactos da institucionalização no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, através do estudo de caso de uma adolescente de 14 anos que residia no abrigo no Município de Porto Velho. A metodologia do estudo foi a Avaliação Neuropsicológica. Nesse aspecto a Neuropsicologia surge como modo de compreender a dinâmica do desenvolvimento cognitivo e a psicanálise para o entendimento da influência da institucionalização na adolescência. Nesse sentido, a Neuropsicologia compreende á relação do comportamento e o Sistema Nervoso Central, pressupondo tanto o cérebro em condições normais e/ou patológicas. Portanto, os resultados obtidos através da Avaliação de Valentina[1] demonstrou a existência de déficits significativos na área cognitiva bem como na área social, apontando que as figuras afetivas constituídas nos primeiros anos de vida, tornam-se essenciais para o desenvolvimento humano.


[1] Nome fictício a fim de preservar a identidade da paciente.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i15.3007