Sistema integrado de ensino e aprendizagem com o tema multiplicação no conjunto dos números naturais

Andrielly Viana Lemos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Tania Elisa Seibert

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa desenvolvida em convênio entre o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Brasil, e o Grupo de Tecnologias Educativas, da Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha, com o desenvolvimento do Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). Neste trabalho apresentamos o design do cenário de investigação com o tema Multiplicação nos Números Naturais. A pesquisa teve como objetivos analisar a plataforma SIENA e desenvolver o cenário de investigação com as seguintes ações: a criação do mapa conceitual com o tema estudado; desenvolvimento do banco de questões para os testes adaptativos; a criação de uma a sequência didática do conteúdo de multiplicação nos Números Naturais. Os resultados dos testes implementados apontam que a plataforma SIENA é adequada para suportar sequências didáticas e seu desenvolvimento dentro de um mapa conceitual, identificando, através do banco de dados, as dificuldades individuais de cada estudante.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i9.303