Estratégias de enfrentamento de situações estressantes e satisfação com a vida entre adolescentes escolares no sul do Brasil

Mara Cristiane Von Mühlen, Mariana Fagundes Stechman, Denise G. Aerts, Lilian Palazzo, Gehysa Alves, Sheila Gonçalves Câmara

Resumo


Este estudo, de base escolar, visou avaliar a relação entre estratégias de enfrentamento de situações estressantes e satisfação com a vida entre adolescentes escolares. Participaram do estudo 1324 adolescentes escolares da cidade de Porto Alegre, RS, dentre os quais 53,1% eram do sexo feminino. As idades variaram de 12 a 19 anos (m=14,2; DP=1,02). Como instrumentos foram utilizados: inquérito sociodemográfico; Escala Multidimensional Breve de Satisfação com a Vida entre Estudantes (BMSLSS), e Escala de estratégias de coping para adolescentes. As análises estatísticas utilizadas foram: análise univariada para descrição da amostra e análise inferencial (correlação de Pearson). Os resultados apontaram uma íntima ligação entre estratégias de coping e satisfação com a vida.


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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i11.490