TRANSTORNOS EMOCIONAIS EM ESTUDANTES DE MEDICINA

Fabio Mitsuri Tatebe, Lissa Kaori Taromaru, Matheus Rossi Amorim, Simone Tamy Nakashima, Fernando Bicocchi Canova, Luci Mendes de Melo Bonini

Resumo


Abordagem dos transtornos emocionais em estudantes de medicina ao longo da graduação. O objetivo deste estudo foi analisar os transtornos emocionais nos estudantes de medicina do primeiro ao quarto ano de um curso localizado na região da grande São Paulo. Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo de abordagem quali-quantitativa de corte transversal. Os resultados apontaram que entre os principais fatores que levam os estudantes de medicina a desenvolverem transtornos emocionais são a alta cobrança, responsabilidade e estresse da profissão médica, mas eles se sentem amparados pela família e pelos amigos. Conclusões indicam que o curso de medicina impõe, ao estudante, muita responsabilidade pela sua formação e, por ser um curso longo, o aluno se sente pressionado a estudar para não se atrasar a concluir.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v0i17.5074