Desenvolvimento de recursos de tecnologia assistiva para o ensino de física para alunos surdos.

Ana Victoria Marques Bueno, Lucas Teixeira Picanço, Agostinho Serrano Andrade Neto

Resumo


O presente artigo aborda as vantagens da utilização de ferramentas digitais de Tecnologia Assistiva (TA) e Realidade Aumentada (RA) no ensino, com enfoque na promoção de uma educação inclusiva que propicia a alunos surdos o contato com representações dos fenômenos físicos de maneira que seja possível melhor interpretá-los. Com base nas ideias de Esquembre e do estudo da literatura, fazendo uso do método hipotético-dedutivo e da abordagem qualitativa, na presente pesquisa é selecionado um experimento da Física Clássica e desenvolvem-se então os recursos para a acessibilidade deste ao aluno surdo. Assim, apresenta-se a versão piloto do aplicativo ‘Física Para Surdos’ para utilização em smartphones.

Palavras-chave: Ensino de Física, Educação para Surdos, Tecnologia Assistiva, Realidade Aumentada.


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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i19.7049