Educação Matemática – aplicativos para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Andressa Raquel Martins Sansone, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo


Apresenta-se neste artigo um recorte da pesquisa Educação Matemática e Tecnologias Digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvida no âmbito de uma Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, nos anos de 2020/2021, de uma estudante do curso de Pedagogia matriculada no 7º semestre, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Este recorte faz parte de um projeto mais amplo de Educação Matemática e Tecnologias Digitais desenvolvido no Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM). O objetivo foi investigar aplicativos na plataforma Google Play Store, que pudessem servir de subsídios para os professores que ensinam Matemática neste nível de ensino. Foram analisados 10 aplicativos para a Educação Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental na plataforma Google Play Store. Os aplicativos estudados foram: Maths Trainer – Aprenda Matemática Elementar; Tempo I – dia, semana, mês, ano; A Descoberta dos Números, Classes e Ordens; Pequena Matemática; 1st 2and Math – 1º e 2ª Séries: Jogos de Matemática para Crianças; Jogos de Matemática – Aprenda a Adicionar e Subtrair; Mestre da Matemática; Desafio de Fração: Jogo de Matemática; Representações por Frações; Kids Math Games – Jogos Educativos Matemáticos. Os resultados apontam que há muitos aplicativos disponíveis e que podem ser utilizados pelos professores, tanto para exercitar como para revisitar os objetos matemáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e que são atividades que estão no nível de ensino dos estudantes.


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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i19.7055