Ações afirmativas e a presença indígena da pós-graduação brasileira – um panorama do campo da Educação

Carolina Gianichini Capelão, Sylvia Caroline Lino Silva, Iara Tatiana Bonin

Resumo


Políticas de ações afirmativas na pós-graduação vêm sendo instituídas em grande parte das universidades públicas brasileiras, especialmente a partir de 2016, potencializando a presença de estudantes indígenas em cursos de mestrado e doutorado. No presenta artigo, o objetivo é analisar o traçado geral das ações afirmativas voltadas ao ingresso de estudantes indígenas em cursos de pós-graduação em Educação de universidades federais brasileiras. A metodologia, de base quanti-qualitativa, envolveu o rastreamento, seleção, organização e análise de Resoluções universitárias e Editais de seleção para ingresso de indígenas em 35 universidades federais brasileiras, divulgados entre 2019 e 2020. A análise volta-se para as modalidades de oferta e forma de caracterização das vagas reservadas, bem como para as prescrições concernentes à comprovação da pertença do candidato à vaga reservada.


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DOI: https://doi.org/10.4322/ic.v1i19.7111