Utilização do GeoGebra como um recurso para o ensino da trigonometria no Ensino Médio: Construção de Objeto de Aprendizagem Ciclo e Função

Douglas Fonseca Machado, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Resumo


Esse artigo apresenta parte da pesquisa em andamento que tem por objetivo desenvolver objetos de aprendizagem para subsidiar os professores em sua prática docente. Foi realizado um estudo sobre as pesquisas com objetos de aprendizagem desenvolvidos com o GeoGebra, o qual identificou que as atividades solicitam aos alunos que realizem as construções geométricas para depois serem explorados os conceitos matemáticos. Verifica-se que objetos de aprendizagens prontos permitem que o professor e aluno foquem nos conceitos matemáticos a serem aprendidos ao não dispender tempo nas construções que acabam sendo somente uma sequência de comandos sem sentido ao aluno. Apresenta-se um objeto de aprendizagem para a compreensão do seno e cosseno de um ângulo e as respectivas funções matemáticas associadas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ric.v0i20.7740