Ensino de Física e Matemática: contextualizando com o tema Educação Financeira

Clarissa de Assis Olgin, Lucca Castro Ramos Antunes

Resumo


Este trabalho busca associar o ensino de Física no Ensino Fundamental com a Educação Financeira (EF), incorporando a Matemática de forma interdisciplinar. A metodologia empregada para o desenvolvimento da pesquisa foi de natureza qualitativa, a qual envolveu o estudo bibliográfico, a investigação em livros didáticos, a construção de atividades didáticas com o uso do software Jclic e a análise dessas atividades. O jogo de completar o texto preenchendo lacunas foi escolhido como modelo para mostrar a transversalidade da EF junto aos temas de energia e fontes de energia abordados no 8º ano. Os resultados parciais incluem quatro atividades que introduzem conceitos de energia e apresentam exemplos e situações-problema envolvendo energia mecânica, Educação Financeira e o uso de procedimentos matemáticos. A proposta, além de contemplar o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC pode ser aplicada tanto em escolas com acesso a computadores quanto por meio de atividades em papel.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ric.v0i20.7744